
Vacinação em cães e gatos
É muito importante vacinar seu cãozinho e seu gatinho para garantir a proteção contra diversas doenças.
Para os cães, é importante a imunização com a V10, Antirrábica, Giárdia e Tosse dos Canis.
A V10 protege contra 10 doenças sendo as mais graves: Cinomose, Parvovirose e Leptospirose, esta última transmitida também para o ser humano.
A Antirrábica protege contra o vírus da raiva, doença letal, transmitida também para o ser humano.
A Giárdia protege contra giardíase, protozoário causador de desordens gastrointestinais adquirida através da ingestão de água e alimentos contaminados, transmitida também para o ser humano.
A vacina contra Tosse dos Canis, também conhecida como gripe canina, protege o seu animal contra a bactéria Bordetella bronchiseptica, causadora de inflamação e irritação principalmente das vias respiratórias superiores ocasionando tosse seca e desconforto respiratório.
Para os gatos, é importante a imunização com a V4 ou V5 e Antirrábica.
A V4 protege contra quatro doenças, sendo elas: Clamidiose, Rinotraqueíte, Panleucopenia e Calicivirose.
A Clamidiose, Rinotraqueíte e Calicivirose, provocam sintomas clínicos semelhantes sendo os principais: secreção ocular e nasal purulentas, espirros e dificuldade respiratória.
A Panleucopenia é provocada por um parvovírus, causador de alterações gastrointestinais como vômito e diarreia.
A V5 protege contra a FeLV (Leucemia Viral Felina) e também contra as quatro últimas doenças acima relatadas.
A FeLV é uma doença transmitida por um retrovírus, que ocasiona queda de imunidade e, consequentemente, deixa o animal suscetível à diversas outras doenças.
Lembrando que, para que seu animalzinho produza anticorpos e fique protegido, é necessário que esteja em boas condições de saúde. A vacina é preventiva e não curativa.
Após a aplicação da vacina, o organismo necessita de um tempo para produzir os anticorpos que irão conferir proteção, por isso preconiza-se esperar quinze dias após protocolo vacinal antes de expor seu filhotinho à riscos (passeio, contato com outros animais).
É fundamental manter o cronograma anual de vacinação para garantir que seu animalzinho continue protegido.
Para mais esclarecimentos, consulte seu médico veterinário!